domingo, 24 de janeiro de 2010

Vendedor ambulante: Estádios

A profissão de vendedor ambulante exige muita perspicácia por parte do profissional. Ter que se expremer entre as pessoas, carregar isopores carregados de gelo e bebidas, não ternenhuma apoio para colocar a mercadoria enquanto devolve o troco das notas de 50 reais. Ser vendedor ambulante exige muito preparo físico e agilidade. Porém, nenhum tipo de vendedor ambulante me surpreende mais do que os de ESTÁDIOS DE FUTEBOL.
Ambulante não é todo igual? NÃO!
Certa vez fui assistir a uma partida de futebol, e a fiscalização da polícia estava em um nível muito alto. Detector de metais, nada podia entrar no estádio, nem agua, nem cerveja, nem radinho de pilha, nem celular. NADA. Aquela fila enorme, revista um a um. Pessoas revoltadas tendo que voltar até o carro pra deixar o celular. A própria "DITA - DURA" em um evento esportivo.
Mas com tudo era festa, ver o time do coração jogando, nada estragaria o dia. Dia aliás perfeito, céu azul, sol a pino.
Já dentro do estadio, começam a aparecer os ambulantes, primeiro com sorvetes, depois com água, e do meio da torcida aparece um cara, com um DVD portatil em mãos, vendendo CDS PIRATAS! Como assim? Tinha cds da história do clube, filmes, jogos inesquecíveis, dois filhos de francisco, etc...
Já em outra ocasião que fui ao estádio, os vendedores vendiam água em copo... mas tinha um porém: estavam abertas. E não adiantava xiar, eles diziam que eram as normas da segurança, não podia entrar nada fechado. O que poderia vir escondido num copo transparente de água? Uma bomba caseira? Uma haste de bandeira? ou quem sabe uma Sub-metralhadora?
Sem contar nos dias de jogos onde o sol esta de rachar, a previsão do tempo preve chuva somente pra depois de um mês, umidae do ar igual a ZERO. Então você vai ao estádio, se entope de água e sorvete pra conter o calor, e nada mais do que de repente, CHUVA, muita chuva.... mas não é aquela chuva que o céu fica escuro te avisando que vai chover. É muita chuva, do Nada. Eentão não menos do que do NADA aparecem os ambulantes, vendendo guarda-chuvas, capas de chuvas, toalhinhas do time, papelão pra cobrir o assento.
Não me sai da cabeça que eles devem ter algum tipo de pacto pra que isso aconteça. Se nem a moça do tempo falou q ia chover, como eles podiam saber?
Como diria o Cid Moreira: Isso é um espaaaaanto.

2 comentários:

Paulo Dionísio disse...

Ambulante não é todo igual? NÃO!

Hahaha. Essa foi boa.

A profissão vem crescendo a cada dia. Caso não tenha bola no estádio eles vendem, seo o juíz perder o apito e não tiver outro ele terá um para vender, e por aí vai.

carol m. disse...

Caramba, vendedor ambulante é macumbeiro, prevenido e tudo mais, eles SEMPRE têm o que você precisa comprar naquele exato momento, eles me assustam as vezes, acho que é uma profissão como qualquer outra.. mas eles são eficientes que só vendo. kkkkkkkkkkkkk

volta lá
http://plushmoon.blogspot.com/
:)
post atualizado