quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Futebol é mais que só futebol


Futebol. Paixão nacional. NOVE entre DEZ homens apreciam esse esporte tão fascinante. As mulheres cada dia mais também se mostram presentes no mundo futibolístico, PORÉM...
Ainda existem aquelas mulheres {ou não} que vivem dizendo não suportar futebol e pronunciam sempre as mesmas frases de efeito:
"Qual a graça de futebol?"
"O que você ganha assistindo isso?"
"Que graça tem ver um monte de homem correndo atrás de uma bola?"
"Não acredito que vou ter que assistir futebol em pleno domingo"
"Se não é seu time que tá jogando pra que ficar assistindo?"
Entre outras.
Tentarei explicar um pouco sobre essas dúvidas sobre esse espetáculo esportivo.
Qual a graça do futebol? Ora. O futebol não se resumi apenas a partida em si. Existem muitas outras coisas que circundam os jogos.
Existem partidas e jogos que giram em torno das partidas de futebol, como, por exemplo, os Bolões e Fantasy Games (um bom exemplo é o Cartola FC da Sportv). Essas disputas que podem ser feitas entre amigos, em butecos e bares, ou em outros meios que ofereçam promoções do tipo, servem pra responder a perguntas do tipo "o que você ganha com futebol?". Com exceção dos funcionários dos clubes de futebol {jogadores, técnicos, ropeiros, jardineiros, etc...) que ganham para trabalhar pelo futebol, essas disputas servem pra que os simples mortais que não possuem a habilidade de jogar futebol ou que possuem habilidades mas nunca foram descobertos pelos olheiros ganhem alguma coisa com isso. Os prêmios de um bolão ou fantasy game podem variar desde quantias em dinheiro, video games e viagens, até caixas de cerveja ou frangos assados com farofa.
Mas muitas vezes quem acompanha futebol não ganha nada de material mesmo. Mas, porém, quando nosso time ganha ou o time de um amigo {ou não} perde ganhamos coisas muito mais importantes do que um brindezinho. Quando nosso time é campeão então, ai ninguém segura a felicidade. Muitas vezes é muito mais gostoso poder dar aquela cornetada, aquela zuada no amigo do que a partida em si. Quando o nosso time perde, o dia seguinte pode ser angustiante, porque também temos que suportar a gozação adversária. Mas quando isso é feito de forma pacifica, sem violência só faz aumentar a paixão pelo esporte, afinal você fica louco pelo dia da revanche.
O futebol também serve como assunto entre as rodas de amigo, as mesas redondas as vezes duram horas de discussões sobre um jogo ou um time.
Então lembre-se. Quando estiver assistindo uma partida de futebol não leve em conta apenas o jogo que esta passando, mas também todo a situação que ronda o mundo do futebol, suas lendas e misticismos. E assim como muitos gostam de novelas, telejornais e filmes, outros milhares em todo o mundo amam FUTEBOL.


Skol-Futebol



http://www.youtube.com/watch?v=o4ltrqeSQRs

2 comentários:

Paulo Dionísio disse...

"Se não é seu time que tá jogando pra que ficar assistindo?

Essa frase é a pior. Infeliezmente no nosso futebol existem muitas coisas ruim ainda. Mas como disse, o futebol tem uma história grande, existem "lendas" também. A discussão entre amigos sobre jogador, técnico, táticas são muito interessante. Abraços amiguinho.

Tiago F. Silva disse...

Legal você ter citado o frango com farofa, pq ganhar eu nunca ganhei nenhum, mas já perdi vários...
Enfim... futebol é isso aí!!!!
Abraço!